Siga nossas redes sociais 0800-642-2905
Dicas, notícias, e-books e vídeos
exclusivos sobre o universo pet/veterinário.

Blog da AIC

Um Blog Animal
12 de Dezembro de 2017 | Cães | Dicas

Dicas para um Natal tranquilo com seu cão ou gato

Para evitar problemas de alimentação, ingestão de corpos estranhos ou até envenenamento acidental, e consequente recurso ao veterinário, tenha em consideração os seguintes cuidados.

Árvore de Natal: Lindas aos olhos de todos, porém perigosa aos bichanos. É aconselhável mantê-los longes desse artefato, mas sabemos que nem sempre é possível, então evite muitos fios que atraiam os gatos. Outro cuidado importante é com os objetos pendurados, bolas e demais artefatos, dê preferência aos materiais que não quebram e com tamanhos que sejam mais difícil a ingestão.

Pisca-pisca: Quem não gosta de ver o pinheiro de Natal todo iluminado quando anoitece? O problema é que as luzinhas oferecem grande perigo para os animais de estimação, que podem morder o fio e se machucar. “O pisca tem risco de choque elétrico e pode causar queimaduras na língua e no focinho, além de alterações neurológicas ou metabólicas mais graves. Fique sempre atento ao comportamento dele.

Ceia de Natal: E quem resiste aquele olhar de pidão quando se está comendo algo na frente de seu bichinho de estimação? É terrível né? Mas lembre-se, nem tudo o que é bom para você faz bem a eles. Muitos alimentos desta época são prejudiciais à saúde. O chocolate, por exemplo, em grande quantidade pode levar a óbito. Hoje em dia já existem chocolates para cães e doces específicos para eles.

Médicos Veterinários alertam: “As carnes que comemos nessa época possuem temperos e muita gordura. As frutas secas possuem muita frutose e, algumas, caroços. As castanhas são ricas em gordura e sal. Além de tóxicos, esses alimentos, preparados para consumo humano, podem gerar problemas severos nos animais”. Uma única uva passa pode causar danos renais seríssimos e irreversíveis. Macadâmia, carambola e chocolate são outros vilões, que devem passar muito longe dos pets.

Essa época do ano é linda, e para que seja perfeita, aproveite essas dicas e mantenha seus animais de estimação protegidos de possíveis acidentes.

Fique atento a qualquer sinal de vômito, diarreia, prostração ou inapetência, e leve imediatamente ao médico veterinário! Nesses casos, o tempo é crucial.

Feliz Natal a todos os humanos e peludos!!!

Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook AIC

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail