Siga nossas redes sociais 0800-642-2905
Dicas, notícias, e-books e vídeos
exclusivos sobre o universo pet/veterinário.

Blog da AIC

Um Blog Animal
15 de Abril de 2021 | Cães

Sabonete Matacura sarnicida e antipulgas

Na dermatologia veterinária além da pesquisa direta através de raspados, é importante reconhecer as lesões para auxiliar na determinação da doença, visto que nem sempre o tutor autoriza realizar estes exames complementares, mesmo sendo de baixo custo para a identificação do vetor.


? O que são as sarnas.

É uma dermatose parasitária intensamente pruriginosa causada pelos ácaros Sarcoptes scabiei var. canis, Demodex var. canis ou  Notoedres catis. Estes ácaros são cavadores e ocasionam lesões primárias chamadas pápulas, que se disseminam rapidamente até a formação de papulocrostas com escoriações decorrentes do intenso prurido. Frequentemente é transmitida por contato direto e ocorre infestação generalizada.


Aspectos clínicos para determinar a doença cutânea

 Sarna Sarcóptica

A sarna sarcóptica é a doença mais comum. Frequentemente tem início na cabeça (margens auriculares), abdômen e patas, apresentando escoriações, erosões ou pápulas pruriginosas e comumente generalizadas. Crostas hemorrágicas e perda de pelo na região afetada estão presentes. A sarna sarcóptica é a dermatose parasitária mais comum.


 Sarna Demodécica ou demodicose

Geralmente apresenta máculas não pruriginosas e pápulas pruriginosas comumente localizadas. Também apresentam escamas ou descamação, não pruriginosas, comumente localizadas ou generalizadas.


 Sarna Notoédrica

É uma escabiose que afeta comumente gatos, mas pode acometer cães. As escoriações/erosões são comumente localizadas ou generalizadas com prurido intenso. Pápulas são comumente generalizadas.


 Diagnóstico

O método de raspados cutâneos profundos e visualização no microscópio é o melhor meio de identificação do tipo de sarna. Os raspados devem ser múltiplos e as áreas de escolha são as bordas dos pavilhões auditivos, a pele glabra da região abdominal e aquela que recobre as articulações úmero-radial, úmero-ulnar e tíbio-társica.


 Tratamento

Em geral, o tratamento consiste em medicação sarnicida, sob as formas injetável, via oral ou através de banhos medicamentosos. Se necessário, deve ser administrada medicação sintomática.

Destacamos a eficácia do sabonete Matacura Sarnicida, que deve ser administrado por via tópica, com banho uma vez ao dia, durante 8 dias consecutivos. 

Deve ser aplicado por todo o corpo do animal, começando pela cabeça em direção à cauda, evitando a área dos olhos, massageando em sentido contrário ao dos pelos, até criar espuma. O produto deverá agir por um período de 10 minutos, sendo prosseguido o enxague do animal após esse período. Reaplicar o produto repetindo a operação inicial.


 Precauções

A higiene frequente dos animais com produtos parasiticidas é fundamental, ainda que os ácaros vivam longe do hospedeiro. O ambiente onde vivem os animais também devem ser higienizados com frequência e tratados com acaricidas quando infestados. Caso o cão tenha suspeita de estar com sarna ou teve contato com outros animais afetados, isolar o animal e realizar o tratamento com produtos parasiticidas durante o período e periodicidade descrita no rótulo-bula.

Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook AIC

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail