Siga nossas redes sociais 0800-642-2905
Dicas, notícias, e-books e vídeos
exclusivos sobre o universo pet/veterinário.

Blog da AIC

Um Blog Animal
29 de Janeiro de 2018 | Dicas

Castrar ou não castrar seu animal de estimação?

A Castração é um assunto delicado, pois existem opiniões diversas, e por se tratar de um assunto que surge muitas dúvidas, desenvolvemos este artigo para que você saiba alguns prós e contras da castração, deixando-o mais tranquilo na decisão de castrar ou não seu bichinho, sendo que a vida e saúde de seu animal de estimação é o mais importante.

Para muitos especialistas a castração é um procedimento benéfico no que diz respeito ao controle populacional, quando se multiplicam sem controle, ocorrendo abandonos, maus tratos entre outros. Porém, toda intervenção cirúrgica tem benefícios, mas também podem causar reações e consequências. Listamos algumas vantagens e desvantagens para você ficar por dentro.

Vantagens da castração em cães e gatos:

As vantagens da castração em cães e gatos são muitas, entre elas as que têm mais destaque são:

Antes do primeiro cio da cadela a castração pode diminuir em até 90% as chances de ela desenvolver o câncer de mama e também existe a chance de diminuir significativamente o tumor de útero.

Já nos cachorros e gatos a castração reduz bastante as chances do surgimento do câncer de próstata, além de deixar o cão e os gatos muito menos dominantes e agressivos.

Desvantagens da castração em cães e gatos:

Existem os riscos relacionados a cirurgia, que é bastante pequeno, mas existe, principalmente no pós cirúrgico e durante a anestesia.

Outra desvantagem é a tendência ao ganho de peso, fêmeas de raças grandes castradas antes da maturidade sexual, ficam com a vulva juvenil e mais tarde pode acontecer a dermatite de prega vulvar e pode acontecer também de o animal ficar mais sedentário.

Se a castração não for feita nos primeiros anos de vida do animal o risco reduz bastante, já os riscos da castração em animais idosos só compensam se houver risco a vida do animal.

Apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens sobre a castração. Salientamos que este artigo é meramente informativo. Cabe a você, decidir o que é melhor para seu animal de estimação e sempre com o auxílio de um veterinário de sua confiança.

Deixe seu comentário: Comentar
Gostou? Compartilhe:

Facebook AIC

Cadastre-se na nossa lista

e receba conteúdos periódicamente no seu e-mail